Combustão x Detonação x Deflagração, conheças as diferenças entre cada um. A combinação de calor, pressão e oxigênio pode resultar em reações químicas distintas, como a combustão, detonação e deflagração. Para os profissionais da área de desmonte, é crucial entender as diferenças entre cada uma dessas reações. Vamos explorar esse tema em profundidade ao longo deste artigo.
Nessa área da engenharia, usamos estes conceitos para classificar compostos químicos de acordo com a velocidade de suas reações. Debatem-se amplamente esses termos atualmente, especialmente quando lidamos com acionamentos controlados.
Os controles, que são tão citados, baseiam-se em medidas de variáveis que podem ser utilizadas em determinadas áreas. Como, por exemplo: vibração, ultra lançamento, ruído, deslocamento de ar, entre outros. No geral visam garantir a segurança no serviço que será realizado.
Combustão x Detonação x Deflagração – Qual a diferença?
Para entender melhor esses conceitos, vamos tratar eles de forma separada:
Combustão
A combustão é um processo químico no qual uma substância se inflama, liberando calor e luz. Quando falamos de desmonte de rochas, a combustão é um método controlado, porém, ineficiente em comparação com outros métodos. É uma reação química de oxidação que libera energia, em baixas velocidades.
Detonação
Por outro lado, a detonação é um processo que ocorre a uma velocidade supersônica, e é caracterizado pela transformação de energia química em ondas de choque. Também apresenta altas velocidades e pressões gasosas devido a rápida reação. Segundo JIMENO et al., (1987), o primeiro efeito produzido ao se iniciar o explosivo é a geração de uma onda de choque que se propaga na sua própria massa. Essa onda tem energia suficiente para acionar o restante do explosivo ao redor da iniciação, provocando uma reação em cadeia por toda extensão do furo carregado.
Deflagração
Enquanto isso, a deflagração é uma forma de combustão controlada, que ocorre em velocidade subsônica, caracterizada por uma liberação gradual de energia. Esse processo é utilizado em desmontes de rochas, por ser mais seguro e eficiente do que a combustão, e menos perigoso do que a detonação. Ainda mais, a deflagração é um processo exotérmico de decomposição e é capaz de gerar uma fragmentação precisa e controlada de rochas, pelo fato de gerar uma expansão gasosa, não gerando onda de choque.
Em seguida, apresentamos uma imagem que ilustra os conceitos mencionados acima.
Por fim, a combustão, detonação e deflagração são reações químicas diferentes, cada uma com suas características únicas. Agora que você tem um conhecimento básico sobre essas reações, clique aqui e entenda mais sobre como funciona e como fazer um plano de fragmentação para desmonte de rochas.
Qual a categoria do Rompex?
O Rompex é um produto classificado no conceito de deflagração para a fragmentação de rochas. Além disso, não é considerado explosivo, traz mais segurança e é menos burocrático. Com a tecnologia inovadora do Rompex, é possível obter uma fragmentação eficiente de maneira mais segura.
Se você está buscando um método mais seguro, sustentável e eficiente para desmonte de rochas, conheça o Rompex. Para mais informações sobre o produto e como ele pode ajudar a sua obra, basta entrar em contato com nossa equipe comercial através do WhatsApp ou acesse o link lp.rompex.ind.br/lp-rompex.