Plano de Fogo x Plano de Fragmentação
O plano de fogo é o documento utilizado nos desmontes com uso de explosivo, ele conta o que ocorreu no desmonte. Já na fragmentação com uso do Rompex, por não ser explosivo e ser um sólido químico, não utilizamos o plano de fogo convencional, mas sim o plano de fragmentação, mais indicado para esse tipo de serviço.
Plano de Fragmentação
O plano de fragmentação reduz qualquer negligência da operação, ele traz em forma de documento a visualização da área do campo, prevendo o que irá ocorrer com o maciço. Quanto mais detalhes, mais informações teremos para análises futuras. A redução de problemas e o registro para estudo, são os pontos essenciais.
O desmonte de rochas é uma ciência exata que envolve um bem natural. Através dos cálculos, conseguimos concretizar no papel o que ocorrerá no campo. Cada conta feita deve ser muito precisa, pois qualquer erro pode tornar a atividade com potencial risco de acidente. É uma atividade de ciência exata, mas o bem natural, a rocha, pode apresentar características que apenas com a perfuração e a visão do campo, se tornam imprecisas, logo, extrapolar na questão da segurança é necessário.
Planilha de Plano de Fragmentação
Áreas relacionadas ao plano de fragmentação
No plano de fragmentação apresentado, focamos em algumas áreas específicas que são:
- Perfuração: é o mapa dos furos na rocha. Qual a distância entre os furos, qual o diâmetro utilizado dos bits, qual os equipamentos de perfuração, qual a profundidade dos furos, o volume de rocha que cada furo influencia, a inclinação desses furos e outros pontos.
- Geologia: é a descrição do maciço. A informação necessária é saber que tipo de rocha é e como ela se comporta de acordo com sua estrutura, dureza, densidade, resistência a compressão e tração e outros.
- Carga: é a informação do material utilizado para o desmonte. É descrito a quantidade de quilos de material, qual o tipo de material utilizado, qual a coluna de carga e a altura do tampão, razão de carga, acessórios, temporização, carga máxima por espera e outras.
- Segurança: o foco é a distância do desmonte. Essa distância para pessoas e equipamentos garante que naquela metragem estipulada, é seguro! Essa distância fornecida deve ser bem avaliada e com margem de segurança.
Todas as etapas são importantes e o resultado é o conjunto de todas, executadas corretamente. O plano de fragmentação é o documento mostra se todos os pontos foram realmente executados de forma assertiva. É indicado que ele sempre seja assinado por duas pessoas: o técnico responsável e um responsável pela mineração/obra.
Obrigatoriedade na legislação
O plano de fragmentação não é obrigatório segundo a legislação, ao contrário do plano de fogo, pelo fato de não ser explosivo. Solicitamos e informamos a todos os clientes que trabalham com o Rompex que os desmontes devem realizar um plano de fragmentação.
As dúvidas em campo sempre surgem, principalmente se tratando de uma área que o cenário sempre é alterado. Possuímos uma equipe especializada de Engenheiros de Minas que podem te auxiliar caso necessite, estamos sempre a disposição.